Recuperar o controlo CategoriesBlog · Coaching

Recuperar o controlo

Nos últimos meses tenho-me dedicado a uma tarefa simples com a qual alguns poderão estar familiarizados, cuidar do relvado do condomínio. Com o sol que se tinha vindo a fazer sentir, encontrei a oportunidade ideal para cortar a relva que já tinha atingido uma altura interessante. Dentro de pouco tempo o jardim voltou à sua glória, muito graças à familiaridade que tenho com a tarefa adquirida quando vivia com os meus pais. Findado o trabalho, comecei a arrumar todo o material e foi nesse momento que me apercebi de algo muito interessante.

Um pequeno grupo de pássaros, até então ausente, tinha ganho especial interesse pelo jardim acabado de fazer. Aos poucos começaram a voar nas proximidades do jardim e rapidamente começaram a caminhar sobre ele.

Uma ação minha estava a ter influencia direta em algo  que eu julgava estar completamente fora do meu controlo.

Todos os dias empreendemos num infindável conjunto de pensamentos e comportamentos que têm o potencial para influenciar positiva ou negativamente o nosso comportamento e o do contexto que nos envolve. A perceção de que algo está dentro ou fora do nosso controlo é a bitola pela decidimos se vamos avançar ou não. Mas será essa perceção fiável?

De certo já viveste uma situação em que acreditavas nada poder fazer, só para mais tarde descobrir que tinhas a solução nas tuas mãos. Esta descoberta acontece quando optas de forma consciente por analisar as tuas perceções (aquilo a que decides dar atenção à tua volta) e desafiar as tuas crenças (aquilo em que escolhes acreditar). As duas são geradas por ti e portanto, também está em ti a capacidade de as reconfigurar perante os cenários que te são colocados.

É uma sensação incrível quando, numa sessão de coaching, presencio o momento em que a pessoa que está comigo faz nascer crenças facilitadoras e define ações que a levam ao que ambiciona. O momento em que volta a acreditar que é possível alcançar os seus objetivos, os seus sonhos.

No fundo, quando falamos em conseguir controlar ou influenciar um comportamento ou situação, tem pouco que ver com controlo em si. É mais sobre aquilo em que estás a escolher acreditar e o que decides fazer para lidar com essa situação. Lembra-te vais sempre ter maior controlo do que acreditas ter!

Queres descobrir mais? Fala comigo 😉

#UmaExperiênciaÚnica #coaching #pedrocerveira